O projeto, diante de tal premissa, propõe uma planta quadrada de 20x20m, com os apoios do edifício em seu perímetro, liberando um espaço central de uso flexível que permite diversas atividades em seu interior.
O edifício é projetado com base em uma série de peças de concreto pré- fabricadas sobrepostas, as quais configuram uma construção que assume a gravidade como uma virtude expressiva na constituição do espaço, assumindo a condição tectônica do material.
O projeto funciona com peças diferenciadas, que em sua totalidade resultam em um conjunto equilibrado estrutural e arquitetonicamente.
Em primeiro lugar, três paredes, dois pilares e um volume de serviços atuam como o embasamento do edifício. Estes elementos definem uma adequada resposta estrutural em seu traçado geométrico de planta, e por sua vez, confinam o espaço como um lugar semi-aberto. Dentro destes apoios, o volume de serviços abriga a cozinha e os banheiros.
Uma cobertura definida por lajes de concreto pré-fabricado é apoiada em três vigas que descansam sobre os apoios, e uma quarta viga superior suspensa permite a liberação do espaço interior, configurando uma planta livre de uso flexível e de grande transparência.
A obra assume a gravidade e a materialidade como uma expressão arquitetônica direta, onde cada elemento mostra de maneira simples sua qualidade estrutural dentro do conjunto.
Informação Complementar:
- Construção: Grupo KALOS
- Proprietário: Grupo KALOS